Seu Negócio na Internet

  • 0

Seu Negócio na Internet

Seu Negócio na Internet, por onde devo começar??

Esta é  provável a sua primeira pergunta seja: Por onde devo começar, para fazer a transição de minha empresa para a Internet? Se for esta a sua dúvida, você não está sozinho. Milhares de pessoas estão neste exacto momento tentando descobrir que rumo tomar, ou que empresa ou profissional escolher para cuidar de seus negócios na Internet. O ideal é começar por onde a oportunidade bate à porta.
Se ela vier por intermédio de um parceiro de negócios, cliente ou fornecedor de sua empresa, já é um bom começo. Há empresas adotando sistemas de relacionamento comercial via Web, mesmo antes de criarem um Web site institucional. Esta é uma maneira prática e produtiva de fazer sua entrada na Internet. E fazer a Internet entrar em sua empresa, colocando seu pessoal para conviver com esta nova ferramenta.
Mas talvez você queira começar do zero. Se for daqueles que gostam de se meter em tudo o que há de novo e domar o monstro, vá em frente e faça tudo sozinho. Compre livros de programação, marketing, design, administração, manuais de editoração e tratamento de imagens, faça cursos de rede, crie estruturas de Internet em sua empresa, invista em servidores, modems, hubs e tudo aquilo que o dinheiro permite comprar. Inclusive aspirina. Muita aspirina. Pois cadastrar em todas as listas e mais algumas só da confusão e dores cabeça. Para tudo na vida é preciso calma tempo foco e objectividade.

 

Cada um na sua…

Mas se o seu negócio não for Internet – e provavelmente não é desista de querer reinventar a roda. Seu tempo será mais bem aproveitado fazendo aquilo que sabe fazer bem. Continue fazendo máquinas, parafusos, biscoitos ou automóveis, e deixe que profissionais de Internet cuidem de seu negócio virtual. Em matéria de Internet, tem muita gente boa fazendo coisas excelentes hoje em dia.

Sugiro que leia aos poucos , para evitar quebrar seu teclado ou monitor com a testa quando cair no sono,  Não há nada melhor do que um livro sobre o uso da Internet nos negócios para acabar com o stress causado pelo uso da Internet nos negócios.

Escolher a estratégia

Mas não espere grandes coisas,  sem uma atitude  da sua parte. A leitura deste artigo não tem o poder de transformar um leigo real em um empresário virtual. Ninguém vira especialista em coisa alguma da noite para o dia. Mas as dicas que dou aqui irão ajudá-lo a saber quais os passos mais importantes no mundo virtual. São conceitos que aprendi ao longo do tempo uma estratégia de tecnologia da informação usando a rede. O que ler aqui pode ser o que está faltando para seu negócio sair vencedor em meio às mudanças. Ou, pelo menos, ileso.

Internet passo a passo

Boa parte desta informação é introdutória, o que equivale dizer que o melhor fica para o final. Veja que há alguns estágios pelos quais uma empresa passa na transição para a Internet. O primeiro, obviamente, é utilizar e-mails para correspondência e a Web para pesquisa de fornecedores, clientes e concorrentes. Sim, eles já devem estar lá. Mas fazer isto é estar no nível básico.
O passo seguinte pode ser criar um site institucional ou para servir de canal de comunicação com seus clientes. Há informações importantes para isto neste artigo. Em seguida sua empresa pode querer adoptar um comércio electrónico, ou um serviço de suporte ao cliente na Web. Tudo é muito bom, mas os custos começarão a cair mesmo no momento em que conseguir usar a Internet para reduzir o tempo de seus processos. Poder enxergar a demanda ou deixar seu fornecedor gerenciar seus estoques. Como sua empresa já faz parte de uma cadeia de suprimentos, no último capítulo descrevo uma solução de SRM (Supplier Relationship Management) que integra você com seus clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros.

Mas veja que a ordem aqui apresentada não é rígida. A Internet é um meio, não um fim. Ela é apenas o meio que permite você utilizar ferramentas de produtividade. Ganhar tempo, reduzir custos, aumentar o lucro, atrair novos clientes, fidelizar os que já possui, melhorar o relacionamento com fornecedores, optimizar os processos ou qualquer coisa que possa ser traduzida como melhoria. Nem pense em usar a Internet como um mero adorno. Não penduramos ferramentas no pescoço ou nas orelhas. Ferramentas existem para ganhar tempo e facilitar o trabalho online…poderá ver aqui os diferentes tipos de ferramentas para alvancar seus projectos…


Leave a Reply